Dinheiro

5G: 14 ações que estão valorizando por conta da nova tecnologia, confira

Belo Horizonte, 26 de setembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Dado o pouco tempo desde a introdução do 5G, os ganhos e oportunidades que a sua implementação poderá trazer ainda são muito incertos. Parece óbvio que as empresas de telecomunicações seriam as primeiras a se beneficiar do 5G.

Portanto, nesse “iceberg” de oportunidades, a Telefônica Brasil (VIVT3), detentora da marca Vivo, e a TIM Brasil (TIMS3) estão na ponta, ajudando a difundir o 5G no Brasil e absorvendo lucros com a venda de planos com mais dados e até de a venda de aparelhos que têm a tecnologia, segundo Fabiano Vaz, analista da Nord Research. Sendo assim, para maiores detalhes veja esta matéria preparada pelo nosso Blog.

Por que as empresas de telefonia podem ser dar bem?

Primeiramente, apesar de ter vendido o celular para o consórcio formado por Tim, Telefônica e Claro, segundo ele, o lançamento do 5G também beneficiará a Oi (OIBR3), que detém 32% da V.Tal. Esta é uma empresa de infraestrutura de fibra óptica que é essencial para a implantação do 5G.

No caso das operadoras de menor porte, o mercado espera que o 5G deverá fornecer uma fonte de combustível adicional, principalmente para Brisanet (BRIT3) e Unifique (FIQE3). Esta expectativa se deve ao fato delas venderem serviços de dados nas regiões onde operam. Confira quais 14 empresas da lista B3 foram mais impactadas pela tecnologia 5G.

Empresas de telefonia

  • TIM Brasil
  • Vivo
  • Oi
  • Brisanet
  • Unifique

Outros segmentos de negócios

  • Intelbras
  • WDC Network
  • Positivo
  • Totvs
  • Sinqia
  • Locaweb
  • CSU Cardsystem
  • Bemobi
  • WEG

Qual será a participação de cada operadora?

Segundo o analista da Nord, a capacidade de investir em 5G separa as maiores operadoras de telefonia. “Vemos a Vivo e a TIM Brasil como importantes concorrentes do setor, com significativa capacidade de investimento em infraestrutura e disponibilidade dessa nova tecnologia”, afirma o autor.

“O padrão 5G exige investimentos pertinentes em infraestrutura, e ambos estão em andamento em São Paulo. Além disso, instalaram mais antenas do que o exigido pelas normas da Agência Anatel.

Conforme o analista da Nord, faz sentido que as principais empresas de telecomunicações do país lancem o 5G rapidamente nas grandes cidades para obter retornos mais rápidos de seus investimentos, o que não acontecerá em regiões menos desenvolvidas.

As operadoras mais novas, por exemplo, são regionalizadas, além de terem menor capacidade de investimento. O retorno dos investimentos em 5G pode demorar, pois estão sendo feitos em regiões onde, muitas vezes, as grandes corporações não estão tão interessadas. Como resultado, não devemos esperar ver investimentos oportunos e pertinentes agora.

Como será a competitividade entre as empresas?

Entretanto, fora as companhias de telecomunicação, outros setores podem ser beneficiados com essa nova geração de aparelhos. É o caso da WDC Network (LVTC3) e Positivo (POSI3), que também devem se aproveitar da nova tecnologia neste primeiro momento, já que vendem serviços e/ou produtos eletrônicos diretamente beneficiados pelo 5G.

Vale destacar que a chegada do 5G vai possibilitar oportunidades para as startups, já que o uso de serviços na nuvem (Cloud) se torna mais fácil, ágil e barato quando comparado aos softwares tradicionais, por exemplo. “Isso pode ser tornar um risco para as empresas maiores que não acompanharem os avanços que o 5G vai proporcionar”, conclui Fabiano.

Portanto, para confirmar as informações citadas acima você pode consultar uma matéria produzida em novembro de 2021, pela equipe de analistas da Nord Research, sobre o 5G e seus investimentos clicando aqui.

5G: 14 ações que estão valorizando por conta da nova tecnologia, confira
5G: 14 ações que estão valorizando por conta da nova tecnologia, confira

Por fim, a tecnologia 5G está trazendo grandes transformações no mundo digital, e algumas empresas brasileiras pode se dar muito bem com novos horizontes. Portanto, ficar antenado sobre trabalho de cada uma no mundo 5G é fundamental para não perder o bonde.

Por ora, se você gostou deste conteúdo preparado pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo